terça-feira, 20 de maio de 2014

Liminar suspende medida que abaixaria nível da Represa de Peixoto

FALTA ENERGIA FURNAS VEM E LEVA AS TERRAS DE DELFINÓPOLIS COM A INUNDAÇÃO. FALTA ENERGIA EM SÃO PAULO ENO RIO DE JANEIRO, FURNAS VOLTA E LEVA NOSSAS ÁGUAS. E DA PRÓXIMA VEZ QUE FALTAR ENERGIA, O QUE FURNAS VAI LEVAR DE DELFINÓPOLIS?????
      ESTÁ NA HORA DE FURNAS DEVOLVER PARA DELFINÓPOLIS O QUE NOS FOI TIRADO: O DIREITO DE IR E VIR, QUE JUNTAMENTE COM A PONTE DO SURUMBI, IMPOSSIBILITOU NOSSO CRESCIMENTO E PROGRESSO ENFRENTANDO DIFICULDADES NA SAÚDE, EDUCAÇÃO, EMPREGO, MORADIA E PRINCIPALMENTE O TRANSPORTE.
DEVOLVAM NOSSA PONTE.
GARANTAM NOSSOS DIREITOS.
Fabiana Lopes de Oliveira Cardoso.































O POVO DE DELFINÓPOLIS NÃO É BURRO.
SE NO PASSADO VIERAM, FIZERAM E ACONTECERAM, NOS DEIXANDO A MERCE DA SORTE.
HOJE SOMOS CIDADÃOS CONSCIENTES DE NOSSOS DIREITOS E DEVERES E VAMOS LUTAR POR ELES.
E UNIÃO DA POPULAÇÃO FEZ TODA DIFERENÇA:



Liminar suspende medida que abaixaria nível da Represa de Peixoto

Redução de nível em até 13 metros foi anunciada por Furnas.
Após protestos de moradores e políticos, juiz quer justificativas de empresa.

Do G1 Sul de Minas
Uma liminar da Justiça Federal expedida nesta terça-feira (20) suspendeu a medida anunciada por Furnas Centrais Elétricas que pretendia reduzir o nível da Represa de Peixoto em até 13 metros. Na liminar, o juiz Bruno Augusto Santos Oliveira determina ainda que Furnas apresente as justificativas para a redução do nível do lago.
O anúnciou gerou vários protestos de moradores e autoridades que temem as consequências da queda do nível. Na segunda-feira (19), moradores, prefeitos e representantes de Furnas se reuniram em uma audiência pública para discutir a questão. Por causa da estiagem, o Operador Nacional do Sistema (ONS) estuda a redução do reservatório até a cota mínima, que é de 653 metros em relação ao nível do mar. Atualmente, o nível está em 663 metros, três abaixo do nível máximo,que é de 666 metros.
Moradores e donos de ranchos apontaram vários impactos negativos que a cidade pode sofrer caso a medida seja tomada, como, por exemplo, a balsa, que é o principal meio de acesso ao município. Na agricultura, o primeiro impacto é na irrigação de lavouras, além dos ranchos, que também devem ficar sem água. Outra preocupação é com as áreas onde o esgoto é lançado.
Desde o comunicado, moradores têm se mobilizado através de manifestações. Na última semana, um protesto aconteceu em frente à prefeitura durante uma reunião com representantes de Furnas.

Prevenção
Para prevenir o desabastecimento de água, o sistema de captação de Passos (MG) e São João Batista do Glória (MG) já recebe mudanças para evitar a falta de água.
Em Passos, por exemplo, cerca de 80% da água que abastece o município vem do Ribeirão Bocaína. A outra parte é captada na Represa de Peixoto, trabalho que começou há dois anos no limite com São João Batista do Glória, próximo à ponte que liga os municípios.
Hoje a profundidade no local é de cerca de três metros. Com a redução do nível do reservatório, já está sendo construída uma nova plataforma flutuante para que a captação da água não seja interrompida. Um estudo realizado por Furnas mostrou que o leito do Rio Grande deverá voltar a aparecer e somente com o novo sistema será possível bombear a água até a estação de tratamento.
O mesmo sistema já existe em São João Batista do Glória, onde toda a captação é feita no Rio Grande e não existe outra alternativa para abastecer a população. Sem a plataforma flutuante, o município ficaria sem água.
Prejuízos
Quando o nível do lago baixar, um dos locais que deveria secar em Delfinópolis é uma área que é conhecida como "Prainha". O local é um dos pontos onde o esgoto é lançado, já que uma estação de tratamento ainda está sendo construída no município. A estação deverá ficar pronta apenas em setembro. Outra preocupação é com relação à travessia de balsa, a principal forma de acesso à cidade. Os portos poderão ser alterados para outros pontos.
O comunicado de Furnas Centrais Elétricas não informa um prazo, mas pelos próximos meses, o lago poderia baixar sempre que necessário, dependendo da geração de energia. Além de Delfinópolis e Ibiraci, outras cidades que poderiam ser afetadas são São João Batista do Glória (MG), Cássia (MG) e Passos (MG).
 FONTE:http://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2014/05/liminar-suspende-medida-que-abaixaria-nivel-da-represa-de-peixoto.html

UNIDOS VENCEREMOS!!!!
OBRIGADO A TODOS QUE PARTICIPARAM DESTAS MANIFESTAÇÃO.
 
 
© Template Scrap Gabriel|desenho Templates e Acessórios| papeis Bel Vidotti